quinta-feira, novembro 01, 2007

Quando o ridículo usa farda


Vale a pena ler o comentário do autor da imagem relatando o que lhe sucedeu em Faro no passado dia 28 de Outubro, publicado na sua página do Olhares:

«Fotografar é Crime!!! No passado dia 28-10-2007, Domingo, fui preso por andar a fotografar!!! Andava a fotografar Carrosséis e Carrinhos de Choque na Feira de Faro e fui preso!!! Durante a semana passada realizou-se, em Faro, a Feira anual de Outubro. Quase todos os dias dessa semana, após sair do emprego, fui à Feira de Faro para fotografar Carrosséis e outras coisas com cor e movimento, que são próprias das Feiras. Mas não sabia que era CRIME!!!

Um daqueles Pseudo Polícias da Empresa de Segurança Privada PROSECOM, achou estranho eu ir todos os dias para a Feira de máquina fotográfica a tiracolo, e à vista, e passar algumas horas a fotografar Carrosséis, Carrinhos de Choque e Barracas de Farturas, entre outras coisas. Ontem chamou a Policia de Investigação Criminal de Faro que, após se identificarem (eram dois), usaram da habitual e conhecida brutalidade policial e, algemado, me levaram para a Esquadra da Policia de Segurança Pública de Faro. Passei quatro horas na Esquadra a ser interrogado, fotografado e onde me tiraram as impressões digitais. A razão para essa prisão de que fui alvo é de que supostamente eu estaria a fotografar crianças. Por isso, agora sou um Pedófilo Fotográfico. Apreenderam-me a máquina fotográfica e os cartões. Estou agora constituído como Arguido e com Termo de Identidade e Residência, como agora é xique dizer-se. Vivemos num país onde é crime fotografar Carrosséis e Carrinhos de Choque!!!

Existe actualmente, em Portugal, uma PARANÓIA com as máquinas fotográficas e com os fotógrafos!!! Voltámos aos séculos da Idade Média onde se queimavam pessoas por Bruxaria. É a nova Caça às Bruxas. Hoje em dia, em Portugal, não se pode apontar uma máquina fotográfica a um Edifício. Somos terroristas!!! Não se pode apontar uma máquina fotográfica a pessoas em LUGARES PÚBLICOS. Somos Pedófilos!!! Já não se pode fotografar Fauna e Flora em alguns Parques Naturais. E qualquer dia tenho de começar a pedir o Bilhete de Identidade às Abelhas e aos Gafanhotos, para saber se são menores de idade!!!

O n.º 2 do Artigo 79.º do Código Civil estipula que “não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenham, exigências de polícia ou de justiça, finalidades cientificas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente”. Isto é o que diz a lei. Mas ao que parece a lei já não é o que era!!! Assim, a FOTOGRAFIA é forma de ARTE mais perigosa que conheço. Inclusive, há fotógrafos que são mortos no desempenho da sua Arte/Profissão. Milhões de Fotógrafos, Profissionais e Amadores, que todos os dias fotografam PESSOAS em LUGARES PÚBLICOS são CRIMINOSOS!!!»

Enfim, a estupidez transformada em força da lei.