quarta-feira, março 28, 2007

As minhas dúvidas sobre a Ota

t
Para mim nem tudo são dúvidas nesta questão do novo aeroporto, não duvido que:

  • É necessário um novo aeroporto.
  • Qualquer que seja a localização aparecerão técnicos altamente qualificados, jornalistas, comentadores de televisão, políticos e demais espécimes das diversas espécies que constituem a fauna nacional a defender a alternativa.
  • Um aeroporto é um pouco mais caro que uma pista de skate.
  • Pago com dinheiros públicos ou mediante a entrega de recitas um novo aeroporto representa um elevado investimento feito com recursos nacionais, alguém o vai pagar a não ser que o ministro das Finanças arranje um milagre.
  • Seja qual for a localização vão haver ganhadores sem que tenham “metido as mãos no cimento” porque nestas coisas de obras públicas há os que preferem “meter as mãos na massa”.
  • Onde quer que se construa o aeroporto chove, há aves selvagens, árvores que terão de ser abatidas ou ventos predominantes de algum lado.
  • A não ser que o PSD ganhe as próximas legislativa a clientela do PSD não vai ganhar com o negócio e o Marques Mendes vai ter dúvidas sobre qualquer localização.

Portanto estou pouco preocupado com a localização, por mim até poderia ser construído no quintal de Vital Moreira, a voz que mais defende a localização de forma a servir tão bem os doutores de Coimbra como os de Lisboa. Aliás, não estou muito preocupado com o aeroporto pois ainda estamos longe de ver o lançamento da primeira pedra e já tenho a cabeça cheia de galos com as pedras atiradas pelo governo e não tenho dúvidas de que se o dinheiro escassear serão os funcionários públicos a pagar a primeira prestação das dívidas da Ota ou de Rio Frio.

As minhas dúvidas são outras, são poucas e muito simples:

  • A localização é aquela que proporciona maior efeito multiplicador ao nível económico?
  • Face às dificuldades económicas do país não seria preferível adiar uma solução definitiva para melhores tempos recorrendo a um aeroporto alternativo para desviar parte do tráfego, investindo agora noutros domínios tão prioritários comos os transportes mas menos sujeitos as congestionaentos mediáticos?
  • Se o investimento no aeroporto se justifica por questões de desenvolvimento não existirão melhores alternativas para esse investimento?